domingo, 28 de Abril de 2024  20:52
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-01-2011

Festa das Fogaceiras em Santa Maria da Feira.


Esta quinta-feira, Santa Maria da Feira celebra a secular Festa das Fogaceiras, a mais emblemática festividade do Município. Mais uma ...

Esta quinta-feira, Santa Maria da Feira celebra a secular Festa das Fogaceiras, a mais emblemática festividade do Município. Mais uma vez, atenções vão recair sobre as 270 meninas, oriundas das 31 freguesias do Concelho, que este ano vão desfilar no Cortejo Cívico, pelas 10h30, e Procissão, às 15h30, vestidas e calçadas de branco, com a Fogaça à cabeça.

A Festa das Fogaceiras é uma tradição secular com 506 anos, marcados pela devoção do povo das Terras de Santa Maria. É a mais emblemática festividade do concelho de Santa Maria da Feira. A Festa das Fogaceiras teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de protecção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado fogaça.

S. Sebastião, que segundo a lenda padeceu de todos os sofrimentos aquando do seu martírio em nome da fé cristã, tornou-se, assim, o santo padroeiro de todo o condado da Feira. No cumprimento do voto, os ofertantes incorporavam-se numa procissão que saía do Paço dos Condes e seguia pela Igreja do Convento do Espírito Santo (Lóios), onde eram benzidas as fogaças, divididas em fatias, posteriormente repartidas pelo povo. Assim nasceu a Festa das Fogaceiras.

Cumprida em cada dia 20 de Janeiro, esta promessa constitui uma referência histórica e cultural para as Terras de Santa Maria. A Festa das Fogaceiras chegou até aos nossos dias com dois traços essenciais: a realização da Missa Solene, com sermão, precedida da Bênção das Fogaças, celebrada na Igreja Matriz, e a Procissão, que sai da Igreja Matriz, percorrendo algumas ruas da cidade.

Com a proclamação da República, acrescentou-se um novo ritual: a formação de um Cortejo Cívico, a partir dos Paços do Concelho rumo à Igreja Matriz, antes da missa solene, que integra as meninas “fogaceiras”, que levam as fogaças à cabeça, bem como as autoridades políticas, administrativas, judiciais e militares e personalidades de relevo na vida municipal.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®